quarta-feira, 16 de março de 2011

Observatório de Tendências- IPSOS

Como sobreviver num mundo em constante transformação? É uma pergunta bastante complicada e que se diverge em inúmeras possibilidades de respostas. Isto deve-se ao comportamento do consumidor e principalmente as tendências de consumo que inicialmente são levantadas pelas necessidades dos próprios consumidores. Quando se fala em tendência pensamos logo no futuro mas, em se tratando de um mundo que vem se transformando com essa rapidez crescente, através de inovações e avanços tecnológicos, o futuro se apresenta cada vez mais "presente", mais imediato. O artigo "Observatório de Tendências- IPSOS" destrincha esse tema especificando cada tipo de tendência e abordando pontos fundamentais para: pesquisas de mercado, análise do consumidor, aproveitamento das diversas variações d oportunidade e se destacar perante seus concorrentes em divulgação de bens e serviços.
O ponto de partida é a pesquisa e suas conceitualizações. "Desk Research", que significa "posto de investigação" busca necessidades e desejos ou simplesmente criá-las, moldar um "tipo" de consumidor. " A sobrevivência das marcas depende da capacidade de antecipar os desejos das pessoas e de se conectar com elas". No Observatório de Tendências encontramos, também, falando de amplas pesquisas como a pesquisa de campo, capacidade analítica e dados secundários. Pesquisas estas, que são de suma importância para as empresas realizarem a promoção no sentido de promover o produto, medir a aceitação do produto no mercado, medir o nível da concorrência, buscar o diferencial que o evidencie e os permitam se manter.
Através das contradições em busca do equilíbrio de cada indivíduo encontramos alguns nichos de mercado. Onde, podemos focar nosso bem ou serviço de acordo com as variações de gênero, número, crença, faixa etária, raça, cultura, etc. As contradições destacam-se: o individual, o coletivo, a expansão e a retração. O individual é referente a satisfação do "eu", egocentrismo, autoconhecimento, realização pessoal (target mais amadurecido, que tem escolhas próprias). Foco em produtos únicos, eficiência e novas tecnologias. O coletivo diz respeito ao desejo de identificar-se e pertencer a um grupo social. Foco em produtos para o lar em família que remetem à confiança e grupos sociais de amigos transmitindo união, democratização, cooperação, interação social, entre outros. A expansão é a supervalorização do "novo", manias, comportamentos, notícias que desaparece com a mesma rapidez com que surge. Foco em produtos inovadores que sejam memoráveis e com facilidade de se renovar constantemente. Por fim, a retração, que envolve "medos" do cotidiano, da violência. Foco em bens e serviços que transpassem credibilidade e, sem dúvida, segurança.


Detalhe: esse artigo é enorme. Eu li todinho e achei super interessante. Então, resolvi fazer um resumo básico.. hahaha.. é básico sim, tentei enxugar o máximo possível escrevendo toda a minha compreensão formulando esse texto tá ok?!

Beijinhos e até!

por Evelyn Leal

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