terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Suape é a vez para o grande desenvolvimento do nosso Nordeste


Entre pesquisas e descobertas econômicas no país, numa área pouco explorada e em região pouco valorizada, foi criada a empresa Suape Complexo Industrial Portuário no Nordeste, mais precisamente aqui no estado de Pernambuco. Apesar de ser mencionada com maior frequência apenas de alguns anos pra cá o complexo surgiu realmente no cenário regional em 1978 com a finalidade, a princípio, de executar a implantação do complexo industrial-portuário nas áreas definidas e delimitadas em decretos. O progresso acelerado marcado pelo andamento da instalação mostra um grande futuro para o empreendimento que agora apontava as possíveis rotas internacionais além de outras distintas agora viáveis graças ao porto com sua posição privilegiada, incentivando o aumento dos negócios industriais e portuários importantes para o nosso estado e país.
Suape dispõe de uma infraestrutura que engloba quilômetros de rodovias e ferrovias próprias permitindo o acesso direto ao pátio de contêineres, que vem ampliando sua vasta área e aumentando gradativamente sua capacidade de suporte. O porto tem hoje grandes empreendimentos em operação e mais outros em fase de implantação gerando milhares de empregos diretos abrindo as portas para o progresso com parcerias como o Sebrae e Senai fornecendo cursos de capacitação na área. Surpreendente a velocidade desse desenvolvimento, o aumento do PIB, a diversidade de novas indústrias, a força do seu comércio, o potencial do seu turismo e o empenho dessa gente, deve-se ao fruto dos investimentos realizados e dos que acreditaram nessa grandiosa mudança tornando o Nordeste destaque socioeconômico fundamental no país.
O complexo é composto principalmente pelo Polo petroquímico e têxtil. Nele está a maior fábrica de resina PET do mundo, por outro lado, a Refinaria Abreu e Lima que é fruto de uma sociedade com a Petrobrás que produzirá diesel, gás de cozinha e nafta, vai ser a primeira no país projetada para processar petróleo pesado. Vale ressaltar a extraordinária construção realizada após mais de 10 anos da primeira embarcação no Brasil, o Navio João Cândido, construído pelo mais moderno estaleiro do Hemisfério Sul, Estaleiro Atlântico Sul. Suape está sendo inserido como um dos grandes polos mundiais. Estamos conseguindo realizar um sonho iniciado a 30 anos atrás, tornar o Nordeste brasileiro uma potência além fronteiras.

por Evelyn Leal

3 comentários:

  1. Pura verdade.


    Ali está o "BUM" do nosso Nordeste.


    ;)


    Te achei por aqui. :D

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, gostei do seu texto e concordo com a maioria das coisas. Só uma providência deveria ser tomada: a capacitação já deveria estar disponível, pelo menos dois anos antes da implantação do Polo de Suape. Muitos pernambucanos ainda estão desempregados e perdendo vagas para outros estados por não estarem devidamente capacitados. Espero que isso mude de verdade. Execelente blog, até mais.

    ResponderExcluir
  3. Concerteza "Leminski", isso é vergonhoso para nós, pernambucanos, esse projeto e planejamento todo a muitos anos que se deu início e a capacitação, sem sombra de dúvidas, deveria ser um dos pilares principais a ser abordado. Os cursos e preparações para capacitar essa gente começou "quase agora". É, estamos atrasados. Como quem estava no ponto de partida e viu todas as demais regiões virem chegando aos poucos e passando a sua frente. Mas, ainda há muito espaço e espero mesmo que essa situação seja revertida.

    Muito obrigada! :)
    Até.

    ResponderExcluir